quinta-feira, 8 de julho de 2010

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: REVISTA NAÇÃO ESCOLA

Divulgue para os professores.
Esta notícia é maravilhosa, estamos muito felizes.
http://www.fonaper.com.br/noticia.php?ger=1&id=1003
Revista destaca contribuição do ER na diminuição da discriminação religiosa

Terça, 6 de Julho de 2010 - 19:26hs

A Revista Nação Escola, publicação do Programa de Educação do Núcleo de Estudos Negros, apoiada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), vinculada à Presidência da República, destaca em sua edição n° 02, de abril de 2010, a contribuição do Ensino Religioso no conhecimento e respeito da cultura e religiosidade africanas na escola.
O primeiro artigo (páginas 22 a 23), intitulado Cultura e religiosidade africanas nas aulas de ensino religioso, de autoria do prof. Morche Ricardo Almeida, descreve algumas ações do Projeto África, realizado na Escola Básica Municipal Machado de Assis, em Blumenau/SC. Nas suas considerações finais, prof. Morche destaca:
“Estudar em Ensino Religioso a diversidade das religiões brasileiras e suas afinidades com o berço em terras africanas possibilita romper com o preconceito, a discriminação e o racismo no que se refere à cultura e à religião dos afrodescentes”.
O segundo artigo (páginas 24 a 25), intitulado A força negra no ensino religioso, das professoras Adriana Candido Delphino e Cleusa Schmidt Kruger, relata atividades desenvolvidas nas aulas de Ensino Religioso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodolfo Dornbusch, de Jaraguá do Sul/SC, por meio do projeto Diversidade Religiosa Brasileira: A força Negra. O referido projeto teve como objetivos:
a) Conscientizar os alunos acerca da liberdade religiosa no Brasil e compreender o direito do outro de expressar a sua fé;
b) Identificar a raiz africana em nossa cultura;
c) Introduzir o conhecimento do candomblé e da umbanda, suas origens, práticas, mitos e sua contribuição cultural.
Ao final do artigo, as autoras destacam que o “Ensino Religioso é componente curricular e área do conhecimento da educação. E pode ser agente de mudança. Por esse motivo, sonhamos com um mundo em que as pessoas compreenderão que não se pode enquadrar o transcendente, e que o sentimento religioso transcende qualquer denominação religiosa”.
Acesse a revista em sua versão eletrônica pelo sítio http://issuu.com/gastaocassel/docs/revista_versaofinal_72dpi.


Fonte: Revista Nação Escola

Um comentário:

  1. Acredito em uma educação com parcerias.
    Obrigada Adriana por ser companheira nesta estrada da educação.
    Abraços.
    Cleusa Schmidt Krüger

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